Por que devo investir em treinamentos para a minha equipe?
Saiba como os treinamentos podem alavancar os resultados da sua empresa e a produtividade da sua equipe.
Em meus treinamentos ouço constantemente líderes reclamando da falta de mão de obra qualificada disponível no mercado e o quanto está cada mais difícil encontrar. Quero te dizer que isso acontece no Brasil e em diversos países pelo mundo, inclusive em países desenvolvidos. Então, se este problema é global, o que fazer?
A resposta para este questionamento é: investir em treinamentos. Investir não só financeiramente, mas também tempo e energia. As empresas que irão prosperar são aquelas que, além de focar em seus segmentos de negócio, se tornarão empresas de educação, capazes de qualificar, desenvolver e reter talentos.
Quando falamos em treinamento e desenvolvimento, estamos falando treinamentos in company e treinamentos externos, e que podem ser ministrados por membros e líderes da empresa, ou através da contratação treinadores ou especialista externos.
Os treinamentos in company são aqueles realizados na sede da empresa, ou em algum local reservado para tal, com os membros da equipe. Geralmente são treinamentos personalizados de acordo com a necessidade da empresa e da equipe, para o desenvolvimento coletivo. Este tipo de treinamento pode ser realizado pelo próprio líder ou por algum membro da equipe, ou através de contratação de um treinador.
Já os treinamentos externos, são aqueles realizados por especialistas em um determinado assunto, e a empresa faz o investimento para que alguns membros possam participar. Em alguns casos, são treinamentos com o valor do investimento mais baixo, pela falta de personalização e foco maior no número de pessoas.
Por fim, como já citado, os treinamentos in company podem ser realizados tanto por líderes ou membros qualificados, assim como por treinadores externos ou especialistas em um determinado assunto. O grande diferencial de se contratar alguém externo, é a visão que este profissional tem do mercado, com experiências e didática em relação ao desenvolvimento da equipe.
Independente de qualquer coisa, invista em capacitação e treinamentos, mesmo que seja somente tempo e energia, escalando um membro interno da equipe. Agora, caso queira uma visão externa, um trabalho realizado por um especialista em treinamentos, você pode investir em um treinador externo.